Benefícios das Macroalgas

As macroalgas são um recurso marinho natural, renovável e extremamente versátil, fonte de vários compostos biologicamente ativos, com uma eficácia superior à verificada pelos tradicionais vegetais terrestres.

Os benefícios da inclusão das macroalgas, diretamente como ingrediente ou sob a forma de extrato, são inúmeros. A saber:

Na Nutrição

Apresentam minerais com valores superiores aos vegetais terrestres, proteínas que contêm todos os aminoácidos essenciais e presença de vitaminas em quantidades significativas, como a B12, ausente nos vegetais. São uma excelente fonte de fibra, iodo e antioxidantes. Para além de terem um teor muito reduzido de gordura, ajudam ainda à sua perda pois têm aminoácidos e proteínas que ajudam no prolongamento da sensação de saciedade.

Na Cosmética

As algas marinhas (macroalgas) têm reconhecidos efeitos na indústria cosmética devido à sua composição em compostos bioativos como polissacarídeos marinhos, péptidos, carotenóides, ácidos gordos, vitaminas e minerais. Este cocktail resulta num benefício claro para a pele, sendo reconhecidas as propriedades antienvelhecimento, antioxidante, fotoprotetora, hidrante, entre outras. As propriedades antioxidantes também que estabilizam e preservam naturalmente as formulações cosméticas.

Na Nutrição Animal

A ALGAplus desenvolve soluções de algas marinhas (macroalgas) direcionadas para a indústria de ração animal terrestre, aquática (também conhecida por aquafeed) e animais de estimação. A presença destes ingredientes naturais de origem vegetal na composição das rações confere um input de aminoácidos essenciais, proteínas, pigmentos e iodo, que pode representar um impacto muito positivo na saúde dos animais desde a saúde gastrointestinal e imunológica até à dentição e pelo.